A cada ano o número de crianças que são diagnosticadas com obesidade ou com problemas de saúde, e que poderiam ser evitados só aumenta. A obesidade infantil no Brasil, com mais de 2 milhões de casos por ano, vem acompanhada também por diabetes, pressão alta e níveis altos de colesterol.
Com a revolução informacional (3º revolução industrial), as brincadeiras tecnológicas tem sido a preferência entre a garotada em detrimento das antigas, aquelas onde os pequenos se movimentavam e gastavam muita energia.
Nós adultos, como cidadãos e, principalmente, pais, temos o papel essencial de incentivar nossas crianças a abandonarem o sedentarismo para terem uma infância muito mais plena, feliz, saudável e bem desenvolvida.
Diante desse grave problema, é preciso entender a importância da atividade física para crianças e aceitar que é através desse meio que as crianças se mantém saudáveis, têm crescimento adequado e desenvolvem melhor suas capacidades motoras e cognitivas.
Além de manter as crianças em movimento, o mais importante é despertar nelas o interesse pelas atividades físicas, seja qual for, elas têm que experienciar as modalidades. Criando um bom hábito desde muito cedo, dificilmente se perderá ao longo dos anos, e vai acompanhar a criança até sua vida adulta.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇAS?
Os benefícios são imensuráveis. Para os adultos, praticar exercícios e cultivar uma vida saudável faz toda a diferença para longevidade, imagina para as crianças, que estão iniciando o desenvolvimento das suas capacidades físicas, motoras e sociais.
Principais benefícios da prática de exercícios na infância:
a) Ossos, músculos e articulações se desenvolvem mais fortes;
b) Desenvolve uma ótima postura;
c) Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
d) Desenvolve a flexibilidade do corpo;
e) Promove o crescimento e a manutenção de um peso saudável e adequado;
f) Permite melhor interação social;
g) Melhora autoestima;
h) Melhora do desenvolvimento motor, foco e concentração.
Para as crianças o exercício deve ser lúdico, como uma brincadeira, pois para elas é difícil de interessar-se por algo que pareça uma obrigação, que não seja divertido ou que cause algum estímulo interessante. Um dos segredos da atividade física para crianças é transformar tudo em brincadeira e, assim, fazer com que os pequenos se sintam motivados e tenham vontade de continuar.
QUAIS ATIVIDADES FÍSICAS PARA CRIANÇAS SÃO INDICADAS PARA CADA FAIXA ETÁRIA?
Existem algumas sugestões de atividades que os pequenos podem praticar – de acordo com suas faixas etárias. Porém, o mais adequado é procurar a orientação profissional de um pediatra e fazer o seu filho passar por uma avaliação física completa antes de iniciar qualquer uma delas. O objetivo é fazer com que os pequenos cresçam com hábitos saudáveis e, para isso, a ajuda de profissionais é indispensável!
Veja abaixo algumas das recomendações:
1 a 4 anos: atividades de recreação ou natação;
5 a 7 anos: atividades de recreação, circuito ou ballet;
8 e 9 anos: caminhada, alongamentos, artes marciais, futebol ou basquetebol, musculação;
Acima de 10 anos: todas as atividades anteriores podem ser praticadas, além de corrida leve e circuitos;
A atividade física para criançasé fundamental no desenvolvimento saudável durante toda a infância. Mostre a importância de se exercitar e motive as crianças a criarem hábitos que irão acompanhá-las por toda a vida, mas se lembre de deixá-las sempre acompanhadas de profissionais capacitados.
Ricardo Castro
Formado em Educação Física / Fisiologia
Personal Trainer
CREF 003381-G/PB