Todas as situações experienciadas pelas crianças, principalmente dos 0 aos 6 anos (período denominado de primeira infância), fazem toda a diferença para o desenvolvimento do seu corpo, seus pensamentos e suas emoções. Devido a isso, os primeiros anos de vida precisam e devem ser muito bem aproveitados.
Pelos menos 50 horas por semana os pequenos ficam fora da escola, nesses momentos estarão com a família ou cuidadores. Portanto, é essencial criar boas condições para que se desenvolvam, aprendam e cresçam nessas situações.
A atuação dos adultos nos processos de aprendizagem na primeira infância é tão relevante que o Ministério da Educação (MEC) publicou em 2010, um documento definindo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças pequenas. Embora seja dirigido, principalmente às escolas de educação infantil, ele se mantém válido fora do ambiente escolar também.
As 7 experiências essenciais foram identificadas e devem ser vividas ao longo da infância. Os adultos são a ponte entre as experiências e os pequenos e quando dão chance para que elas aconteçam na vida das crianças, contribuem para diferentes processos de aprendizagem e para o desenvolvimento dos pequenos, assegurando seus direitos básicos.
1. Se expressar
As crianças aprendem a expressar suas ideias e sentimentos desde seus primeiros gestos. Quando participam de conversas frequentes com adultos ou crianças mesmo, têm oportunidades para elaborar opiniões e manifestar dúvidas, além de construir vínculos afetivos com seus cuidadores.
2. Brincar
Simulando a vida real, as brincadeiras tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, pois permite que experimentem viver diferentes personagens, chegar em acordos para organizar jogos e brincadeiras, tomar decisões, explorar diferentes materiais, usando-os com funções diversas, fazer a ligação com regras já assimiladas, aprender sobre cooperação e também experimentar frustrações.
3. Interagir e conviver
O estímulo à interação com outras crianças desde cedo, vai fazer com que aprendam a conviver e a compartilhar. Esta interação permite que troquem ideias, opiniões, criem soluções para conflitos, brinquem e explorem juntas o mundo, aprendendo umas com as outras.
4. Comparar e contar
Os números estão presentes no cotidiano. As crianças aprendem a pensar sobre eles quando damos a oportunidade pra elas organizarem pequenas coleções e fazer contagens, brincar com formas, percursos e números. Quando são estimuladas por um adulto a observar, explorar os números e as formas em diferentes situações, são estimuladas a responder a perguntas e a se aprofundar em curiosidades.
5. Ouvir leituras de textos
Quando há o estímulo para conhecer e interagir com textos diversos (histórias, poemas, notícias), elas ampliam seu vocabulário e conhecimentos sobre a linguagem oral e a escrita. Além de enriquecer a imaginação, colaborar para o desenvolvimento emocional e favorecer o contato com o mundo do conhecimento.
6. Explorar e questionar
A exploração e brincadeiras em espaços públicos, especialmente os que tem contato com a natureza, permite que as crianças observem, perguntem e investiguem diversos aspectos do mundo em que vivem. Dessa forma, além de compreendê-lo, podem aprender a cuidar dele e transformá-lo.
7. Experimentar e apreciar diferentes artes
Ao estar inserida na produção e apreciação da arte, as crianças aprendem a se expressar e pensar sobre o mundo utilizando diferentes sentidos, materiais e formas de expressão. Desenhar, cantar, recortar, modelar e entrar em contato com obras de arte favorece o desenvolvimento de diferentes aspectos, como a linguagem, a coordenação motora, a sensibilidade e a valorização da cultura.
Fonte: https://labedu.org.br/7-experiencias/
Ricardo Castro
Formado em Educação Física / Fisiologia
Personal Trainer
CREF 003381-G/PB