22/09/2020 às 15:57 marciocarneiro.photo@gmail.com

“Treinamento” para bebês

244
2min de leitura

Por ficar praticamente a maior parte do tempo deitado, o recém nascido parece que está sempre descansando, quando na verdade ele tem muito trabalho todos os dias. Ele está sempre se exercitando ao tentar alcançar um objeto, brinquedo, quando estica as pernas, se contorce nas trocas de fraldas. Todo esse contexto é natural e necessário para a base do desenvolvimento motor, que no futuro irá precisar da musculatura forte para segurar a cabeça, engatinhar, sentar e andar.

Se liga nas dicas de “exercícios” a seguir, irão ajudar demais os bebês:

Decúbito ventral

Os bebês ficam uma grande parte do tempo deitados de costas, com uma simples mudança de posição, podemos ajudá-lo a fortalecer os músculos do pescoço, braços, ombros, costas e abdômen. Para fazer o exercício, basta colocar o bebê em decúbito ventral (de bruços), sobre um cobertor enrolado ou um travesseiro baixo. Feito isso, vá para a frente do seu bebê e fique estimulando-o a olhar para os lados e ao seu redor. Fazer 2 sessões diárias entre 3 a 5 minutos e conforme seu desenvolvimento aumente entre 10 e 15 minutos.

Sentando

 Colocar seu bebê na posição sentado (ereto), também vai ajudar a fortalecer as musculaturas dos ombros, braços, costas e abdômen. Mesmo com o seu auxílio, ele vai naturalmente estimular os músculos abdominais para tentar permanecer sentado com a cabeça erguida sozinhoFazer 2 sessões diárias entre 3 a 5 minutos e conforme seu desenvolvimento aumente entre 10 e 15 minutos.

Bicicletinha

Aquele famoso movimento de “bicicletinha” com as pernas do bebê para liberação natural dos gases, é um estímulo muito importante também para fortalecimento dos membros inferiores, trabalha pernas, quadris, joelhos e músculos abdominais. Coloque seu bebê em decúbito dorsal (de costas) e delicadamente faça movimentos de círculos com as perninhas, como se ele estivesse pedalando. Durante a sessão de “treino”, sorria, cante ou faça barulhos engraçados para motivá-lo. Fazer 2 sessões diárias entre 3 a 5 minutos e conforme seu desenvolvimento aumente entre 10 e 15 minutos.

Levantamento de peso

Pegar e alcançar objetos é uma das formas de desenvolver a habilidade, aumentar a coordenação do olhar e ainda ajuda a trabalhar a musculatura dos ombros, braços e mãos. Esse tipo de “treino” pode se feito a partir dos 3 meses de idade. Coloque o bebê sentado em uma cadeira confortável, com as costas apoiada no encosto, e deixe vários objetos na frente dele, de tamanhos, cores e sons diferentes. Feito isso, estimule o bebê a pegar e levantar os objetos, quanto mais coloridos e barulhentos melhor, chama mais a atenção dos pequenos. Fazer 2 sessões diárias entre 3 a 5 minutos e conforme seu desenvolvimento aumente entre 10 e 15 minutos.

Insira paulatinamente esses exercícios na rotina diária dos bebês, de tal forma que sejam divertidos e se tornem brincadeiras para que haja interesse por parte dos pequenos, tenha muita paciência e respeite quando não quiserem fazer.

Ricardo Castro

@rcastro_trainer

Formado em Educação Física / Fisiologia

Personal Trainer

CREF 003381-G/PB

22 Set 2020

“Treinamento” para bebês

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

09 de Ago de 2022

As 7 experiências fundamentais na primeira infância

08 de Set de 2020

ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇAS NÃO É OPÇÃO, É IMPRESCINDÍVEL!

19 de Set de 2020

Câmera Profissional, o que é e eu preciso de uma para fazer boas fotos?

Logo do Whatsapp